Meu marido e eu somos católicos. Por isso, logo foi despertada em nós a vontade de batizar a nossa filha.O significado do batismo nada mais é do que o desejo dos pais de que o bebê receba uma bênção e tenham uma iniciação religiosa, de acordo com a tradição católica. Por isso, a minha vontade era de batizar a nossa filha antes do término da minha licença maternidade, e voltar a trabalhar com a ideia de missão cumprida.
Mas, infelizmente, não consegui realizar o batismo da nossa filha antes de voltar a trabalhar, pois não foi possível realizarmos o batismo na capela da Paróquia São Luís, da Avenida Paulista, onde eu sonhava que ela seria batizada. Com a mudança de planos, escolhemos batizá-la na Paróquia São Luis Gonzaga do bairro onde moramos, localizada na Praça Dom Pedro Fulco Morvidi, número 01.
Definido o local do batismo, precisávamos também definir quem seriam seus padrinhos. Decisão muito difícil para os pais da primeira neta de ambas as famílias. E assim, escolhemos a irmã mais velha do meu marido (de duas irmãs) e seu esposo para padrinhos do batismo, e a minha irmã (única irmã) para madrinha de consagração.
A missão do Padrinho e Madrinha de batismo:
De acordo com a Igreja Católica, o padrinho e a madrinha possuem duas responsabilidades. A primeira é orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir os pais nesta missão. A segunda missão é amparar o(a) afilhado(a) em caso de doença grave ou de necessidades materiais de seus pais.
O papel da Madrinha de consagração:
Também de acordo com a Igreja Católica, a consagração é, na verdade, um ato devocional. O papel da madrinha de consagração é, portanto, assumir neste ato, rezar pela criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, a exemplo de Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” para esta criança. Mãe espiritual. A consagração, neste caso, funciona como uma bênção.
Para o batismo na Igreja Católica, somente é obrigatória a escolha dos padrinhos de batismo. Mas, por um ato devocional, escolhemos também a madrinha de consagração.
E assim, após todas as escolhas, a minha filha foi batizada no dia 15 de agosto de 2010, às 09 horas, quando minha filha estava com 6 meses.
Hoje em dia, as festas de batismo também tem ganho tanta imponência quanto a festa de primeiro ano do bebê. Porém, em minha opinião, a festa de batismo é íntima, a ser celebrada somente pelos familiares e amigos muito próximos dos pais do bebê. Por isso, após o batismo, fizemos um almoço na casa dos meus sogros para a família e três amigos muito próximos.
O xale usado durante o batismo foi presente de uma tia do meu marido. A roupinha da minha filha foi presente dos padrinhos de batismo. Também foram presentes dos padrinhos o convite, o bolo, parte da decoração e as lembrancinhas. Os padrinhos, os avós paternos, os avós maternos e nós, os pais, providenciamos os comes e bebes. A minha participação na festa ficou por conta das mesas dos convidados, da decoração da mesa de café e da retrospectiva que emocionou a todos os presentes.
O convite:
A roupa e o sapatinho:
Decoração da Festa de Batizado:
A lembrancinha para os convidados:
O dia do batismo da minha filha foi um dia de muito frio, em que acordamos bem cedo para dar banho e arrumá-la para o seu primeiro sacramento. Para nós, foi um dia muito especial e inesquecível, pois dedicamos o nosso bebê a Cristo.
Fornecedor:
Mesas e cadeiras dos convidados, da STAR LOC FESTAS.
Rua Barra dos Bugres, 11
(11) 3492-1902
Você, madrinha de batismo/madrinha de consagração/mamãe, conte para a gente como foi a sua experiência no batismo do seu afilhado(a)/bebê. Envie fotos da festa, e Seja Colaboradora.
Este post é dedicado para a amiga Valéria, que já está sonhando com o batizado do Lucas. Que o Papai do Céu o abençoe, Lucas!
Abraços, Mari.